O Dualismo Joanino: Uma Análise Profunda

Introdução ao Dualismo Joanino

O dualismo joanino é uma característica notável dos escritos do apóstolo João. Diferente de um dualismo metafísico, o dualismo de João é moral e observável tanto na vida cotidiana quanto na história humana. Este artigo explora os aspectos centrais desse dualismo, destacando suas peculiaridades e contrastes.

Os Dois Mundos

Enquanto os evangelhos sinóticos apresentam um dualismo horizontal, contrastando a era presente com a era vindoura, o dualismo de João é vertical. Ele distingue entre o mundo superior (de cima) e o mundo inferior (de baixo). Em João 8:23, Jesus menciona claramente essa distinção. O mundo inferior é visto como mal, governado pelo diabo, enquanto Jesus veio como a luz do mundo, com uma missão e autoridade que vêm do mundo superior, de Deus (João 18:36).

Expressões Dualísticas em João

João utiliza várias expressões dualísticas para ilustrar seu ponto de vista:

  • Trevas e Luz: João 1:5; 8:12; 9:5; 11:9; 12:35,36,46.
  • Carne e Espírito: João 1:13,14; 3:6,12; 4:24; 6:63.
  • Kosmos (Mundo): João usa ‘kosmos’ para se referir tanto à ordem criada quanto aos habitantes do mundo. Ex.: João 12:19; 18:20; 7:4; 14:22.

Pecado como Descrença

Para João, o pecado fundamental é a descrença em Cristo, que se manifesta como uma aversão básica a Deus. A presença de Jesus trouxe essa aversão à tona, evidenciando-a claramente como a aversão a Cristo (João 3:22-24; 8:24). Essa descrença condena o homem a uma separação eterna de Deus, enfatizando a necessidade de crer em Cristo (João 20:31).

Concepção da Religião

João oferece uma visão puramente espiritual e ética da religião, afastando-se das formalidades e cerimônias. Seu evangelho ensina que Deus é espírito e pode ser adorado em qualquer lugar e tempo, contanto que seja ‘em espírito e verdade’. Ele faz poucas referências às instituições religiosas e quase nada sobre a igreja.

Confronto com o Dualismo Grego

O dualismo de João deve ser compreendido no contexto do dualismo grego, incluindo o gnosticismo e o dualismo judaico. Platão falava de dois mundos: o mundo visível e transitório, e o mundo invisível e eterno. No gnosticismo, a matéria é considerada má, e a salvação vem através da gnose, concedida por um redentor.

Em resumo, o dualismo joanino é uma rica tapeçaria de contrastes morais e espirituais que oferece uma profunda compreensão da natureza do bem e do mal, luz e trevas, e a necessidade de fé em Cristo para a verdadeira salvação.

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