A Visão de Paulo Sobre o Homem e o Mundo Sem Cristo



   

Introdução ao Dualismo Paulino

O apóstolo Paulo oferece uma perspectiva única e profunda sobre o homem e o mundo sem Cristo. Sua visão, frequentemente interpretada à luz do dualismo helenístico, abrange tanto o dualismo cosmológico quanto o antropológico. Este enfoque dualista ajuda a estruturar sua visão escatológica e teológica.

Dualismo Cosmológico e Antropológico

O dualismo cosmológico, conforme Paulo, contrasta dois níveis de existência: o terreno e o divino. Este contraste é essencial para entender como ele percebe a interação entre o homem e o mundo espiritual. Por outro lado, o dualismo antropológico diferencia duas partes do homem: o corpo e a alma. Esta divisão é fundamental para compreender a natureza humana segundo Paulo.

A Natureza do Mundo e os Poderes Espirituais

O termo grego kosmos, utilizado por Paulo, não possui equivalentes em hebraico ou aramaico. Ele descreve o mundo como uma criação complexa, repleta de potências espirituais. Paulo menciona não apenas anjos bons e maus, Satanás e demônios, mas também um grupo de palavras para designar as fileiras de espíritos angélicos, tais como “potestades” ou “domínio” (arche), “principados” (archai) e “dominações” (kyriotes).

Consciência, Pecado e Lei

Paulo enfatiza que os homens têm a responsabilidade de cultuar a Deus e fazer o bem por causa da consciência. A natureza do pecado, segundo ele, pode ser compreendida através de diversas palavras, sendo “asebia” (impiedade) uma das mais teológicas. Quanto à lei, Paulo não a vê apenas como um padrão divino para a conduta humana, mas também como parte da sagrada escritura com origem divina, e portanto, boa.

A Carne: O Inimigo Final

Um dos inimigos finais do homem fora de Cristo é a carne. Para Paulo, “carne” designa o homem em sua queda, pecabilidade e rebelião. Este conceito é crucial para entender sua visão sobre a luta espiritual e a redenção oferecida por Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *