cultura dos Reis Magos

Os Reis Magos são personagens que fazem parte da crença católica e que teriam visitado o menino Jesus logo após o seu nascimento, levando-lhe presentes de ouro, incenso e mirra. A história dos Reis Magos é narrada no Evangelho de Mateus, mas não há muitos detalhes sobre quem eram, de onde vieram e quantos eram. A tradição popular os identifica como três reis: Melquior, Baltasar e Gaspar, que representariam as três raças humanas conhecidas na época: a branca, a negra e a amarela. Eles também seriam originários de diferentes regiões: a Pérsia, a Índia e a Arábia.

A origem da palavra “mago” vem do grego “magoi”, que se referia a uma classe de sacerdotes persas que estudavam as estrelas e praticavam a magia. Os magos eram considerados sábios e conhecedores dos mistérios divinos. Por isso, eles teriam reconhecido o significado da estrela que anunciava o nascimento do Messias e seguiram-na até Belém, onde encontraram Jesus em uma manjedoura.

A Igreja Católica celebra os Reis Magos no dia 6 de janeiro, data conhecida como Epifania do Senhor, que significa manifestação. Nesse dia, se comemora a revelação de Jesus como Filho de Deus aos gentios, ou seja, aos não judeus. A festa da Epifania também encerra o ciclo natalino, que começa no dia 25 de dezembro.

No Brasil, a cultura dos Reis Magos é muito rica e diversificada, variando de acordo com as regiões e as influências locais. Uma das manifestações mais populares é a Folia de Reis, que consiste em um grupo de pessoas que visita as casas cantando e tocando instrumentos musicais para homenagear o nascimento de Jesus e pedir bênçãos aos moradores. A Folia de Reis começa no final de dezembro e termina no dia 6 de janeiro, quando se ergue um mastro com as imagens dos Reis Magos e se faz uma grande festa com música, dança, comidas típicas, apresentações teatrais e fantasias bem coloridas.

A cultura dos Reis Magos também está presente na arquitetura e na arte brasileiras. Um exemplo é a Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra (ES), que foi construída em 1615 pelos jesuítas com a ajuda dos índios Tupiniquim e Temiminós. A igreja é considerada um patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e recebe cerca de 25 mil visitantes por ano. A igreja possui um teto que lembra o fundo de um navio, um altar com uma pintura a óleo dos Reis Magos que pode ser o primeiro quadro a óleo pintado no Brasil e várias esculturas em madeira maciça representando os reis magos e alguns animais exóticos.

Os Reis Magos são figuras que inspiram fé, esperança e generosidade. Eles nos ensinam a buscar a Deus com humildade e alegria, seguindo a sua luz e oferecendo-lhe os nossos dons. Eles também nos convidam a celebrar a diversidade cultural e a valorizar as nossas tradições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *