A Origem do Salário e o Surgimento do Salário Mínimo

Qual é a origem do salário?

O conceito de salário é tão antigo quanto o trabalho remunerado. A origem do salário remonta às primeiras civilizações, onde os trabalhadores recebiam compensações em forma de bens e serviços. No antigo Egito, por exemplo, os trabalhadores eram pagos com rações de alimentos e cerveja. Já na Roma antiga, os soldados recebiam pagamentos em sal, daí a palavra ‘salário’.

Em que ano começou a ser pago o salário mínimo?

O salário mínimo, como o conhecemos hoje, surgiu no início do século XX. O primeiro país a instituir um salário mínimo foi a Nova Zelândia, em 1894. Este modelo foi adotado gradualmente por outros países ao longo do tempo. Nos Estados Unidos, o salário mínimo federal foi implementado em 1938, sob a Fair Labor Standards Act (FLSA), estabelecendo um piso salarial para proteger os trabalhadores contra remunerações indevidas.

Quem foi o criador do salário mínimo?

Embora não haja uma única pessoa creditada como criadora do salário mínimo, a implementação deste conceito foi resultado de esforços coletivos e movimentos trabalhistas. Na Nova Zelândia, a criação do salário mínimo foi impulsionada pelo governo liberal de Richard Seddon. Nos Estados Unidos, o presidente Franklin D. Roosevelt foi instrumental na promulgação da FLSA, que estabeleceu o salário mínimo federal. Esses líderes e seus governos foram essenciais para institucionalizar um padrão de remuneração justa e digna para os trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima