Assuero: O Filho de Dario
Assuero, também conhecido pelo nome grego Xerxes I, foi filho do imperador persa Dario. Ele governou o império persa por vinte anos, de 486 a 465 a.C. Durante seu reinado, ele dominou uma vasta extensão de território, chegando a reinar “desde a Índia até à Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias” (Et 1.1). Esta vasta extensão territorial demonstrava o poder e a influência do Império Persa naquela época.
O Terceiro Ano de Seu Reinado
No terceiro ano de seu reinado, Assuero decidiu realizar uma grande recepção para a nobreza imperial e para os senhores de todas as províncias. O propósito dessa recepção era mostrar a grandiosidade do reino e suas riquezas. Este evento teve uma duração impressionante de 180 dias, evidenciando a opulência e a capacidade de organização do império sob o comando de Assuero.
A Expedição Militar Contra a Grécia
Acredita-se que durante essa recepção, Assuero tenha discutido com seus generais e conselheiros os planos para uma expedição militar contra a Grécia. Essa iniciativa, no entanto, se transformou em um grande fracasso. O historiador grego Heródoto (484-425 a.C.) narrou em detalhes este conflito, que resultou em uma série de derrotas significativas para o Império Persa. Esta campanha militar mal-sucedida destacou os desafios e as complexidades de governar um império tão vasto e diversificado.