O Mangue Beat foi um movimento de contracultura que surgiu em Recife, no início da década de 1990, com o objetivo de denunciar as desigualdades sociais, a pobreza e a degradação ambiental da cidade, e ao mesmo tempo, promover uma renovação cultural e artística, misturando ritmos regionais com influências da cultura pop.
O movimento foi idealizado por Chico Science, líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, que se tornou o principal expoente do Mangue Beat no Brasil e no mundo. Outros nomes importantes foram Fred Zero Quatro, do Mundo Livre S/A, e Hélder Aragão, do DJ Dolores.
O termo “Mangue Beat” vem da junção de “mangue”, que se refere aos manguezais que cercam a cidade de Recife, e “beat”, que significa batida em inglês. O mangue era visto como um símbolo da resistência e da criatividade dos habitantes da cidade, que viviam em condições precárias, mas que buscavam se conectar com o mundo através da música. O caranguejo, animal típico dos mangues e fonte de alimento para as comunidades locais, tornou-se o ícone do movimento.
O manifesto do Mangue Beat foi escrito em 1991 por Fred Zero Quatro e Renato L, e se chamava “Caranguejos com Cérebro”. O manifesto defendia uma postura crítica e questionadora diante da realidade, e propunha uma fusão de elementos tradicionais e modernos na música. Uma das imagens mais marcantes do manifesto era a de uma antena parabólica fincada na lama, recebendo sinais de todo o mundo.
O Mangue Beat se caracterizou pela combinação de ritmos regionais, como o maracatu, o frevo, o coco e a ciranda, com gêneros musicais universais, como o rock, o hip hop, o funk e a música eletrônica. Essa mistura resultou em uma sonoridade original e inovadora, que expressava a diversidade cultural de Pernambuco e a identidade local dos artistas.
O Mangue Beat também teve uma forte dimensão política e social, pois denunciava os problemas enfrentados pela população de Recife, como a violência, a fome, a falta de saneamento básico e a poluição dos mangues. Além disso, o movimento criticava o conservadorismo cultural do movimento armorial, liderado por Ariano Suassuna na década de 1970, que buscava preservar a cultura nordestina sem incorporar influências externas.
O Mangue Beat teve grande repercussão na mídia nacional e internacional, e foi considerado um dos movimentos musicais mais importantes da história do Brasil. O movimento influenciou diversos artistas e bandas posteriores, como Cordel do Fogo Encantado, Otto, Mombojó e BaianaSystem. O Mangue Beat também deixou um legado cultural para Recife e para o Nordeste, valorizando as raízes regionais e estimulando a criatividade e a diversidade artística.