Cultura de Nossa Senhora da Apresentação

A cultura de Nossa Senhora da Apresentação, uma das denominações dadas a Maria, mãe de Jesus, pela Igreja Católica. Essa denominação surgiu da festa litúrgica que celebra a apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, quando ela tinha apenas três anos de idade, conforme uma tradição cristã antiga.

A festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo foi instituída pelo Papa Gregório XI em 1372, para a corte papal em Avignon, e depois estendida a toda a Igreja por Sixto V em 1585. A data escolhida foi 21 de novembro, que coincide com a dedicação da basílica de Santa Maria Nova, construída no local do Templo de Jerusalém.

A apresentação de Maria ao Templo significa a sua consagração total a Deus desde a infância, como resposta à promessa de seus pais, Joaquim e Ana, que eram estéreis e receberam a graça divina de conceber uma filha. Maria ofereceu-se sem reservas ao Senhor, para servi-lo e honrá-lo com todo o seu ser.

Nossa Senhora da Apresentação é padroeira de algumas cidades brasileiras, como Natal, no Rio Grande do Norte, e Porto Calvo, em Alagoas. Em Natal, a devoção começou em 1599, quando uma imagem da santa foi encontrada na foz do rio Potengi por pescadores. A imagem foi levada para a capela de Nossa Senhora dos Navegantes e depois para a igreja matriz, que hoje é chamada de Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral). A primeira missa da cidade foi celebrada pelo padre Gaspar Moperes no dia 25 de dezembro de 1599, na Praça André de Albuquerque. Os festejos em honra à padroeira acontecem de 11 a 21 de novembro, com celebrações e missas na Pedra do Rosário (onde foi encontrada a imagem), na Catedral Metropolitana e na Igreja Matriz.

Em Porto Calvo, Nossa Senhora da Apresentação foi escolhida como padroeira por ter protegido a cidade das batalhas entre brasileiros e invasores holandeses no século XVII. A igreja matriz foi construída em 1636 e reformada em 1758. A festa da padroeira é celebrada no dia 21 de novembro com procissões, novenas e quermesses.

No Rio de Janeiro, há uma das paróquias mais antigas dedicadas a Nossa Senhora da Apresentação, no bairro do Irajá. A capela original foi construída pelo padre Gaspar da Costa em 1644, num campo público usado pelo gado como pastagem e descanso. A capela foi reformada e ampliada ao longo dos anos, tornando-se uma paróquia em 1890.

A oração a Nossa Senhora da Apresentação expressa o desejo dos fiéis de imitar o exemplo de entrega e obediência de Maria ao plano de Deus. A oração diz:

“Minha boa Mãe do Céu, Nossa Senhora da Apresentação que, aos três anos subistes as escadarias do Templo para vos consagrardes inteiramente a Deus, praticando assim o ato de religião o mais agradável ao Senhor, seja-vos também agradável, a nossa homenagem, a nossa consagração. Consagrastes ao Senhor, ó Rainha do Céu, o vosso espírito e vosso coração, em flor de infância, o vosso corpo e todas as potências do vosso ser pelo sacrifício total, o mais generoso e desinteressado, pela mais solene imolação que o mundo já viu, antes da imolação do Calvário.”

Espero que este post tenha sido útil para você conhecer mais sobre a cultura de Nossa Senhora da Apresentação. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Que a Mãe de Deus nos abençoe e nos inspire a viver na sua presença!

Referências:
: [Nossa Senhora da Apresentação – Portal São Francisco](https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/nossa-senhora-da-apresentacao)

: [História de Nossa Senhora da Apresentação – Cruz Terra Santa](https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-apresentacao/450/102/)

: [Nossa Senhora da Apresentação – Wikipédia, a enciclopédia livre](https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Apresenta%C3%A7%C3%A3o)

: [Apresentação de Nossa Senhora. Entenda mais sobre a liturgia! – A12.com](https://www.a12.com/jovensdemaria/artigos/crescendo-na-fe/apresentacao-de-nossa-senhora-entenda-mais-sobre-a-liturgia)

: [Câmara declara Festa de Nossa Senhora da Apresentação como Patrimônio Cultural – Câmara Municipal de Natal](https://www.cmnat.rn.gov.br/noticias/2296/cmara-declara-festa-de-nossa-senhora-da-apresentao-como-patrimnio-cultural)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *