As Sete Bem-Aventuranças no Livro do Apocalipse



   

Introdução às Bem-Aventuranças

O Livro do Apocalipse, o último livro do Novo Testamento, contém uma série de bênçãos conhecidas como as ‘bem-aventuranças’. Estas passagens proporcionam esperança e encorajamento aos leitores, destacando a importância da fé e da perseverança.

Bem-Aventurados os Leitores

A primeira bem-aventurança encontra-se em Apocalipse 1.3: ‘Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.’ Esta passagem enfatiza a importância de estudar e compreender as escrituras.

Os Mortos que Morrem no Senhor

A segunda bem-aventurança está em Apocalipse 14.13: ‘Bem-aventurados os mortos, os que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.’ Esta passagem reconforta aqueles que enfrentam a morte, assegurando que suas obras serão lembradas e recompensadas.

Aqueles que Vigiam

Em Apocalipse 16.15, lemos: ‘Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.’ Esta mensagem encoraja a vigilância e a preparação espiritual contínua.

Os Convidados para a Ceia das Bodas

Apocalipse 19.9 declara: ‘Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.’ Esta bem-aventurança celebra a comunhão eterna com Cristo, comparada a um grande banquete.

Os que Tem Parte na Primeira Ressurreição

Em Apocalipse 20.6, encontramos: ‘Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem poder, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.’ Esta promessa oferece uma esperança gloriosa para o futuro.

Bem-Aventurados os que Guardam a Palavra da Profecia

Apocalipse 22.7 diz: ‘Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.’ A ênfase aqui está na importância de obedecer e viver de acordo com os ensinamentos proféticos.

Bem-Aventurados os que Lavam suas Vestiduras

Finalmente, em Apocalipse 22.14 e 7.14, lemos: ‘Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.’ Esta bem-aventurança ressalta a purificação e a redenção através do sacrifício de Cristo.

Conclusão

As sete bem-aventuranças no Livro do Apocalipse oferecem uma mensagem poderosa de esperança e encorajamento. Elas nos lembram da importância da fé, da vigilância, e da obediência aos ensinamentos divinos, prometendo bênçãos eternas para aqueles que perseveram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *