A Reunião dos Israelitas em Horebe
Quando os filhos de Israel chegaram a Horebe, enfrentaram a dura realidade da escassez de água. A grande multidão, juntamente com seu gado, começou a murmurar contra Deus. Essa situação revela não apenas uma necessidade física, mas também a falta de fé do povo, que não se lembrava dos milagres que Deus havia realizado por meio de Moisés.
A Resposta Divina e o Papel de Moisés
Em meio às queixas, Moisés consultou a Deus, que lhe deu uma orientação clara: ‘eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha…’ (Êxodo 17:6). Quando Moisés feriu a rocha, saíram águas abundantes, saciando a sede do povo e de seus animais. Essa ação não só supriu uma necessidade imediata, mas também prefigurou a vinda de Cristo, conforme enfatizado pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10:4.
Tipologia da Rocha e a Água da Vida
O ensino tipológico proposto por Joel Leitão é contundente: a rocha é um símbolo de Jesus Cristo, que foi ferido para proporcionar a água da vida eterna. A passagem de João 4:14 expressa essa preciosa promessa: ‘aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede’. Assim como a rocha foi ferida, trazendo refrigério ao povo de Israel, assim Cristo, ao ser sacrificado, trouxe salvação e vida a todos os que Nele crêem.
Adicionalmente, é importante notar que a vara que Moisés usou era um símbolo de autoridade. No episódio em Horebe, a pedra foi ferida uma vez para que o povo bebesse, mas mais tarde, em outra ocasião, Deus ordenou que Moisés falasse à rocha. Isso indica que a autoridade já havia sido estabelecida e não era mais necessária a ferida da rocha, assim como a ferida de Cristo foi única e suficiente para nossa salvação.